Academia Macaibense de Letras realiza workshop sobre a história de Macaíba nesta segunda-feira (13)

Foto: Reprodução/Academia Macaibense de Letras

Do Senadinho Macaíba

A história é uma ciência dinâmica e como tal necessita constantemente ser revisitada à luz de novos elementos comprobatórios. Assim, depois do surgimento de documentação histórica guardada em arquivos particulares, faz-se necessário uma revisão urgente da história macaibense, pela verdade dos fatos, a exemplo da data correta do aniversário de Macaíba e da criação de sua paróquia, marcos históricos importantes para a identidade municipal.

No evento vai ser mostrado o pioneirismo do povo macaibense na luta pela implantação da República e as consequências salutares que o ato trouxe para a comunidade e a defesa da mudança de comemoração do aniversário da cidade de 27 de outubro de 1877 para 26 de outubro de 1855, quando Macaíba foi fundada. E a mudança da data de aniversário da paróquia para a sua data correta que é 17 de março de 1883, quando, efetivamente foi criada. Na ocasião serão explicados os erros das atuais comemorações.

O público alvo são os senhores e senhoras vereadores e vereadoras, Prefeitura Municipal, paróquia de Nossa Senhora da Conceição, professores, estudantes, pesquisadores, representantes de entidades sociais, imprensa local e todos os demais interessados. Na ocasião será aberta ao público presente para questões e dúvidas.

Programação:

14h35 às 15h – Palestra Macaíba – inquietações republicanas. Economia, educação e cultura 1889-1930. Uma história à frente do seu tempo.

Palestrante: Prof. Me. Domingos Sávio de Oliveira, Secretário de Educação de Macaíba.

15h05 às 15h30 – Palestra A fundação de Macaíba e de sua paróquia em debate: revisões históricas.

Palestrante: Prof. Me. Anderson Tavares de Lyra, Presidente da Academia Macaibense de Letras.