Jovem falece por falta de atendimento médico na UPA de Macaíba

Jaciara Mayra da Silva era mãe de seu bebê de um ano e seis meses

Há três dias sem atendimento médico, a falta de compromisso com a Saúde da população macaibense fez a sua primeira vítima. Na noite dessa quarta-feira (02), a jovem Jaciara Mayra da Silva, de 25 anos, foi levada à UPA de nossa cidade por familiares, por volta das 22h, após um mal estar súbito. De acordo com a família, Jaciara chegou na UPA com vida, mas tiveram procurar atendimento em outra cidade, porque não havia médico.

“Ela saiu de casa com os sinais vitais pulsando. Ao chegar na UPA, uma enfermeira nos informou que não tinha médico. Ela olhou a pulsação dela, disse que estava normal, e orientou que buscássemos atendimento em outra unidade de saúde, mas, sequer, disponibilizaram uma ambulância. Aí, levamos ela no nosso carro para a UPA de Parnamirim por ser o pronto socorro mais próximo. Ao chegar lá, ela estava completamente apagada e com a pulsação muito fraca. No primeiro momento, a recepcionista não queria preencher a ficha dela, porque ela não morava em Parnamirim, mas, pelo estado muito grave que ela se encontrava, imediatamente, eles levaram ela para emergência. Após algum tempo, recebemos a notícia de que a equipe médica tinha feito de tudo, mas ela não tinha conseguido sobreviver. O médico nos contou que ela passou 35 minutos parada e isso era muito tempo para um ser humano”, informou Jessinara Silva, irmã de Jaciara, ao nosso blog.

Até o momento, a Prefeitura de Macaíba não se pronunciou a respeito desse caso, nem tão pouco informou à população macaibense quando o problema da falta de médico será resolvido. A Prefeitura se resumiu a dizer que o problema foi gerado pela Cooperativa de Médicos que venceu a licitação em dezembro do ano passado e que não apresentou médicos para trabalhar na UPA de Macaíba. Mas a cidade tem um médico como gestor. A pergunta é: Não há nada de imediato que possa ser feito até que outra empresa seja chamada para prestar o serviço ao povo de Macaíba?