Macaibenses participam de edição do Conexão Direta que homenageou Tavares de Lira

Público presente na audiência pública realizada nesta quinta-feira, no Fórum de Macaíba (Foto: Reprodução/TJRN)

Em prosseguimento ao novo ciclo de audiências públicas promovidas pela Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) para debater o funcionamento do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, a Comarca de Macaíba recebeu, na tarde desta quinta-feira (22), no Auditório do Fórum Municipal Ministro Tavares de Lyra, a segunda Audiência Pública realizada pelo Órgão em 2018.

O primeiro Conexão Direta deste ano foi realizado às 10 horas da última terça-feira, (20), no auditório do Fórum Municipal Desembargador José Humberto Barbalho, na Comarca de Santo Antônio. O programa que busca promover o acesso e a melhoria da comunicação entre a população e o Judiciário nas comarcas do Estado.

Na Comarca de Macaíba, antes de iniciar a Audiência Pública, a memória do ministro Augusto Tavares de Lira (1872-1958), que dá nome ao Fórum Municipal, foi homenageada com a aposição de uma placa. A corregedora geral de Justiça, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, destacou a importância de se preservar a memória de um personagem ilustre para a sociedade potiguar. Tavares de Lira foi um expoente de prestígio na política potiguar, tendo sido governador do Estado, senador e ministro da Justiça e Negócios Interiores do governo Afonso Pena e ministro da Viação e Obras Públicas no governo de Venceslau Brás.

“A memória é um dos alicerces que dão sentido à vida, entendida como elemento fundamental na formação da identidade cultural, individual e coletiva, na instituição de tradições e no registro de experiências significativas, deve ser valorizada. Preservar a memória de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mas sim conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades, além de propagá-la para o futuro”, ressaltou a corregedora geral.

Sobre a homenagem concedida, ela afirmou: “A história deste fórum, inaugurado em 1987, traz em seu nome uma homenagem ao filho do senhor Feliciano Pereira de Lira Tavares e dona Maria Rosalina de Lira Tavares, ilustre filho desta terra, Augusto Tavares de Lira. (…) A aposição desta placa, doada por Dr. Francisco Anderson Tavares de Lyra, aqui representando toda a família do homenageado, imortaliza, portanto, sua história e importância às futuras gerações”, comentou.