Sinte-Macaíba realiza seminário e apresenta estudo sobre as finanças públicas do município
O Sinte-Macaíba realizou, na manhã desta quinta-feira (18), o seminário ‘As Finanças Públicas do Município de Macaíba’, no qual foi apresentado um estudo sobre a situação financeira da Prefeitura de Macaíba, elaborado pelo Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE).
Além de professores e alunos do município, participaram do evento os vereadores Emídio Jr., Igor Targinho e Zeca Cunha, o vice-presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Antônio Lacerda, a ex-secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aristela Tatiany, e membros da imprensa local.
Segundo os dados apresentados pelo palestrante, Gervásio dos Santos, membro do ILAESE e autor do estudo, entre os anos de 2011 e 2015, a receita total da Prefeitura de Macaíba cresceu 67%, o que gerou um superavit de 327% no mesmo período. O estudo é baseado em dados oficiais publicados pela própria Prefeitura, pela Receita Federal e pelo Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte.
“Devido o crescimento acima da inflação, o superavit da Prefeitura de Macaíba cresceu de R$ 6 milhões de reais em 2011 para 27 milhões em 2015. Portanto, um crescimento de 327%”, disse.
Além do crescimento na arrecadação dos cofres públicos municipais, outros dois pontos que chamam a atenção no estudo do ILAESE são: o dinheiro gasto com mão de obra terceirizada e a dívida pública do município.
“O dinheiro com a terceirização ocupa, em média, 20% da receita total da Prefeitura de Macaíba. Pior que a terceirização é a dívida: nada mais cresceu na Prefeitura de Macaíba do que as dívidas. Nos últimos quatro anos, essa dívida cresceu 355%”, explicou Gevársio.
Apesar da importância do evento e das dezenas de convites que foram enviados pela organização, as autoridades locais (prefeito, secretários municipais e vereadores da situação) não compareceram. Para o coordenador-geral do Sinte-Macaíba, professor Silva Júnior, falta interesse do prefeito para debater com a sociedade.
“Pelo o que foi visto hoje, o prefeito não tem interesse em debater com a sociedade as contas públicas do município. Tanto ele como os vereadores da situação foram convidados para o seminário, assim como os secretário municipais, mas, infelizmente, não compareceram”, disse.
Para ter acesso ao estudo na íntegra, clique Aqui.
Abaixo, assista aos melhores momentos da palestra!