Um complexo turístico que está se tornando lixão

Terreno comprado pela Prefeitura está sendo usado como lixão (Foto: Reproducão/Macaíba no Ar)

Denúncia

Parte do terreno desapropriado pela Prefeitura de Macaíba para a urbanização da Lagoa das Pedras está sendo utilizado como lixão, conforme matéria publicada pelo blogue Macaíba no Ar, no último dia 11.

Lixo doméstico, restos de materiais de construção, moveis velhos e animais mortos estão sendo jogados no terreno“, denunciou um morador ao blogue supracitado.

Mas uma informação importante passou despercebida na matéria publicada pelo Macaíba no Ar, que aumenta ainda mais a gravidade da denúncia, qual seja: o terreno em questão é da Prefeitura de Macaíba.

Essa propriedade pertence à Prefeitura de Macaíba desde o ano de 2006, quando o prefeito da época, Fernando Cunha, assinou o Decretos Municipais Nº 1214, 1215, 1216, 1217, 1218 e 1219 de setembro de 2006, prometendo que construiria um Complexo Turístico em torno da lagoa.

Fachada do anfiteatro da Lagoa das Pedras (Foto: Jefferson Lázaro/Macaíba News)

Projeto

Dentre outras coisas, o projeto de Urbanização da Lagoa das Pedras previa à despoluição da lagoa; construção de um balneário com quiosques e calçadão ao redor da lagoa; construção de uma quadra e um campo de futebol; e a construção de um Complexo Turístico para comercialização de artesanatos e promoção de eventos culturais. Tudo isso faria parte de um projeto ambicioso chamado Complexo Turístico da Lagoa das Pedras. No entanto, dez anos depois, apenas a quadra, de fato, foi construída.

Vista panorâmica do anfiteatro com a Lagoa das Pedras ao fundo (Foto: Jefferson Lázaro/Macaíba News)

Segundo dados do Portal da Transparência do Governo Federal, estimamos que foram gastos em torno de R$ 3 milhões de reais com essa obra. A última liberação de recursos foi em 2014.

Foto: Reprodução/Cidadão Macaibense

Histórico

Abaixo, preparamos um histórico das matérias que foram publicadas sobre essa obra ao longo dos anos, inclusive, matérias da própria prefeitura.

_________________

Nota: A redação do Macaíba News entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Macaíba a fim de obter informações sobre a atual situação da obra em comento. Até o fechamento desta reportagem, nossos questionamentos não foram respondidos.