Baile de máscaras abre oficialmente Carnaval de Macaíba
Baile de máscaras abre oficialmente Carnaval de Macaíba no dia 16 de fevereiro, depois de um hiato de 27 anos sem Carnaval promovido mediante o Poder Público, a Prefeitura de Macaíba, através do prefeito Emídio Júnior, resgata essa rica tradição cultural neste ano de 2023.
A abertura oficial dos eventos de Momo ocorrerá na quinta-feira (16/02) na Rua da Cruz, marco zero da cidade, numa região conhecida como “Cinco Bocas”, a partir das 19h, com baile de máscaras, banda de frevo, apresentação do rei e da rainha do Carnaval, entrega simbólica da chave da cidade e homenagem ao grande carnavalesco macaibense Nerivaldo Monteiro (in memorian).
No total, serão cinco dias de festa. Na sexta-feira (17/02), a partir das 19h, no Centro, a festa ficará por conta das apresentações de Ricardo Chaves, Thábata, Renan Miranda e banda Som e Balanço. A concentração inicial será na praça da Lagoa das Pedras, de onde os foliões sairão e descerão pela Rua Olímpio Maciel até a região central. No sábado (18/02), a partir das 18h30, acontecerá as apresentações de Tony Farra, Placílio Diniz e Jackson e Jaline. A concentração será a partir das 18h30, na Rua da Copa, próxima a Avenida Castelo Branco com o paredão Viúva Negra.
No domingo (19/02), tem apresentações de Bichões do Forró, Itinho e Nelson Moreno, em Cajazeiras, a partir das 18h30, e Banda Pretta, Igor Karuzo e Rony Pisadinha, em Traíras, a partir das 16h, que também contará com concentração e presença do paredão Viúva Negra. A segunda-feira (20/02) será animada na comunidade quilombola Capoeiras com as apresentações de JS e o Piseiro e Swing dos Play.
Nerivaldo Monteiro
Carnavalesco e ativista cultural de renome em Macaíba, Nerivaldo Monteiro partiu aos 55 anos de idade no ano de 2020. Em virtude de seu legado para a cena da cultura macaibense, a gestão municipal idealizou essa justa homenagem a Nerivaldo, particularmente na própria ocasião de abertura dos festejos de Carnaval. Além de atuar nas tradições da folia de Momo, com escolas de samba, também tinha participação nos festejos juninos.