Exposição Raízes leva cultura e religiosidade afro à Casa de Cultura de Macaíba

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Dentro das comemorações de 60 anos da Casa do Ouro Águas de Oxum – antigo centro do saudoso Dedé de Macambira, a 1º Exposição Raízes, do Babalorixá Eduardo de Ógún, expôs diversas obras da cultura e da religião afro na Casa de Cultura de Macaíba no último sábado (05).

Após uma exposição no IFRN e uma palestra na UFRN, o Babalorixá Eduardo de Ógún teve a ideia de expor seu trabalho ao público Macaibense. “Eu pude ver que o meu trabalho poderia sair do Axé, ganhar outro público e mostrar as belezas que são os nosso ancestrais”, comentou ele.

Durante a exposição, as peças do ateliê-afro Oyá Odara, que completou 10 anos de existência, apresentaram ao público as roupas que os deuses africanos, mestres, caboclos, índios, umbandistas e candomblecistas, usavam para cultuar a sua fé. “Eu sou bastante detalhista e perfeccionista no que faço. Tenho que criar e dar vida as roupas dos orixás. É muito gratificante”, afirmou Eduardo.

O vereador Emídio Júnior também esteve presente na exposição. “Parabenizo a todos que contribuíram para o sucesso dessa belíssima exposição”, disse Emídio.

Atualmente a Casa do Ouro, Águas de Oxum é dirigido pelo Babalorixá Leandro De Oxossi e pelo Babalorixá Eduardo de Ógún. No próximo sábado (12), o centro celebra a festa de 60 anos da casa. Participe.