Cruzeiro de Macaíba tenta manter RN na elite da Taça Brasil de Futsal
Vencedor do Campeonato Norte-riograndense de Futsal em 2017, o Cruzeiro de Macaíba vai representar o estado na divisão especial da Taça Brasil de Futsal, uma das competições mais tradicionais da modalidade no país. Neste ano, o torneio será disputado entre os dias 5 a 12 de agosto, na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul.
A Taça Brasil reúne 10 equipes de diversos estados – com uma vaga destinada a uma equipe da cidade sede. Com um sistema de acesso e descenso, as vagas não são asseguradas por equipe e, sim, por estado. O acesso do Rio Grande do Norte à elite foi conquistado em 2016, pelo Cruzeiro de Assú. Em 2017, o ABC manteve o estado na Divisão Especial.
Em 2018, o Cruzeiro vai representar o Rio Grande do Norte contra as melhores equipes do país. Diferentemente dos adversários, a equipe potiguar é a única que não é profissional, sendo composta em sua maior parte por jogadores amadores da cidade de Macaíba, que fica na Grande Natal. À frente do time há dois anos, o treinador Sócrates Garcia afirma que o principal objetivo é se manter na elite.
– O Cruzeiro, como qualquer time do Rio Grande do Norte, devido à estrutura, tem uma missão que visa principalmente a permanência na elite do futsal. Justamente pela disparidade entre as condições dos outros clubes, o objetivo principal é esse – disse.
Para a Taça Brasil, o Cruzeiro fechou com três reforços experientes, que já disputaram a competição por outros clubes. São eles: o fixo Preto e o goleiro Anderson, ambos com passagens por América-RN e ABC, e o pivô Messias, potiguar que já jogou em vários clubes de expressão no Brasil, além de ter passagens pela Europa.
– Os três reforços são daqui do Rio Grande do Norte, já disputaram a Taça Brasil e vieram para dar uma equilibrada no elenco, para não disputarmos só com jogadores que nunca tenham disputado esse tipo de competição – conta Sócrates.
Os jogadores do time de futsal do Cruzeiro de Macaíba não são remunerados. Para disputar a competição, a equipe conseguiu através da prefeitura de Macaíba recursos para auxiliar nas despesas da viagem. Além disso, os próprios atletas vão custear alguns desses gastos.
Em meio às dificuldades, Sócrates acredita que, apesar de os jogadores não terem as mesmas condições físicas que os rivais, a qualidade técnica está assegurada e o estilo de jogo do time campeão estadual também.
– Só posso esperar o melhor desses jogadores. Não sei se o resultado vem, mas eles vão fazer lá o que for possível e o que o físico permitir para que a gente alcance nossos objetivos. Sonha-se em chegar a uma semifinal, mas se manter na elite do futsal já vai ser muito importante pelo perfil da equipe que temos aqui – concluiu o treinador.
O Cruzeiro de Macaíba está no Grupo E2, ao lado de Assoeva (RS), Sorocaba Futsal (SP), Portuguesa (RJ) e Constelação (RR). A equipe potiguar estreia na competição contra o Sorocaba, o time de Falcão, no dia 5 de agosto, às 20h15, no ginásio do CER Atlântico, em Erechim. No Grupo E1 tem Joinville (SC), Minas Tênis Clube, Pato Futsal (PR), Horizonte (CE) e Atlântico (RS).
Jogos do Cruzeiro
- 5 de agosto (domingo) – 20h15 – Sorocaba x Cruzeiro
- 6 de agosto (segunda-feira) – 16h15 – Cruzeiro x Constelação
- 8 de agosto (quarta-feira) – 14h30 – Assoeva x Cruzeiro
- 9 de agosto (quinta-feira) – 14h30 – Portuguesa x Cruzeiro