Torcedor poderá trocar pontos do nota potiguar por camisas oficiais

Foto: Elisa Elsie/ASSECOM RN

Em mais uma ação em apoio ao futebol no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado firmou parceria com os clubes que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro para trocar pontos acumulados no programa Nota Fiscal Potiguar por camisas oficiais. A iniciativa foi anunciada na manhã desta sexta-feira, 18, pela governadora Fátima Bezerra em reunião com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e dirigentes do ABC, América, Globo e Potiguar de Mossoró, na sede da governadoria.

“Estamos anunciando mais uma parceria em prol do futebol potiguar. Além de beneficiar o torcedor estamos estimulando a atividade econômica e fortalecendo os clubes”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. Ela também se referiu à significativa redução da ocupação de leitos Covid-19 no Estado a 38% e considerou: “Colhemos frutos dos acertos do governo que tem equipe valorosa e competente. Fizemos grandes esforços e investimentos na saúde que vão deixar para a população muitos novos leitos públicos. A nossa economia vem se recuperando, o mês de agosto já provou isso com o crescimento de 2% no ICMS e a perspectiva para setembro é melhor. Quero registrar que nosso Governo atua de forma integrada em todas as áreas, como agora quando adotamos ações para fortalecer o futebol ainda dentro do contexto da pandemia”.

Ao obter a confirmação da nova medida do Governo do Estado, o presidente da FNF, José Vanildo, disse que a parceria que permitiu o reinício da atividades do setor foi muito produtiva e assegurou aos clubes um caixa de R$ 100 mil derivados da troca de pontos da Nota Potiguar por acessos à transmissão dos jogos do Campeonato Potiguar. “É preciso dizer que o Governo não está dando dinheiro para os clubes. Está fazendo parcerias que permitem ao torcedor assistir os jogos e agora adquirir uma camisa oficial, simplesmente pedindo a nota fiscal em suas compras, acumular pontos e fazer a troca sem gastar mais nada”, afirmou José Vanildo.

O presidente da FNF avaliou que este modelo de apoio é também ação de cidadania com benefícios para todos. “Evoluímos, temos um modelo melhor, com ganho financeiro de forma geral. A FNF acredita nesse projeto que antes nunca existiu. Volto a dizer, o Governo não está dando dinheiro aos clubes. Está orientando os clubes a se somar em ação de cidadania. Também é respeito ao erário público. O Governo mostra que é possível trabalharmos e caminharmos juntos para sairmos desse momento de dificuldade. Todos os clubes acabam sendo alcançados e saindo fortalecidos com o fortalecimento do futebol potiguar”.

Para Bira Marques, presidente do ABC, “a Nota Potiguar vem ajudar numa relação ganha-ganha. Ganha o Governo, ganham os clubes e ganha o torcedor, principalmente o menos favorecido financeiramente que não poderia comprar uma camisa oficial”. Já o presidente do América, Leonardo Bezerra ressaltou que “as duas ações do Executivo estadual em apoio ao futebol têm importante significado para os clubes e para o torcedor, e, inclusive, combatem à pirataria, já que vamos fornecer as camisas oficiais”.

Dirigente do Globo, clube sediado em Ceará Mirim, Marcone Barreto afirmou que “pela primeira vez a administração estadual enxerga a importância do futebol. O RN é um dos Estados que mais formam jogadores de base, em sua grande maioria jovens de origem humilde, que irão integrar os grandes times. Agradeço a sensibilidade e o apoio do Governo do Estado ao futebol do RN, apoio extremamente importante por que beneficia os mais carentes”.

Treinador do ABC, Francisco Diá afirmou que o apoio do Governo ao futebol “ganhou repercussão em nível nacional, e até os jogadores estão muito felizes. Só temos a agradecer”, encerrou.