MacaíbaPREV arrecada quantia histórica na Compensação Previdenciária
O Instituto de Previdência do Servidores do Município de Macaíba (MacaíbaPREV) alcançou um feito histórico quanto à arrecadação de recursos advindos da Compensação Previdenciária (Comprev) no início deste ano. A autarquia conseguiu arrecadar mais de 7 milhões e 300 mil reais entre os meses de dezembro de 2022 a abril de 2023.
A Compensação Previdenciária é um acerto de contas entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Municípios como Macaíba, que atendem ao preceito constitucional e possuem regime próprio, têm o direito de se compensar financeiramente com o RGPS, resultando nessa arrecadação.
De acordo com o diretor- presidente do MacaíbaPREV, Rondinelli Dantas, o valor recebido mensalmente até novembro de 2022 tinha sido de pouco mais de 20 mil reais. “Mais do que demonstrar o compromisso da nossa equipe com seus segurados, os resultados do MacaíbaPREV trazem maior segurança aos servidores e a seus dependentes no que diz respeito ao pagamento de futuros benefícios”, comentou ele.
Para chegar nessa arrecadação, diretoria e servidores do MacaíbaPREV participaram de cursos de capacitação e mutirões de trabalho. “Nosso objetivo foi conhecer a situação de cada processo, desmontá-lo, avaliar os dados de ficha funcional dos servidores, escanear documentos comprobatórios de solicitação de compensação, alimentar o sistema e reorganizar os processos”, explicou Rondinelli.
Esse trabalho acontece desde o segundo semestre de 2022, quando o diretor do instituto traçava metas juntamente com o prefeito Emídio Jr para o retorno de recursos provenientes da Compensação Previdenciária.
“O equilíbrio financeiro é fundamental para a sobrevivência dos institutos de previdência municipais, pois o número de trabalhadores que deixam a ativa só aumenta a cada ano. Com a responsabilidade de gerir os recursos que são destinados à seguridade de seus servidores aposentados e pensionistas, os municípios têm a compensação previdenciária como uma das alternativas para manter os pagamentos dos seus segurados em dia”, ressaltou Rondinelli.