Em apenas três meses como secretário, Luizinho fez mais que Auri Simplício nos últimos quatro anos
![](http://macaibanews.com.br/wp-content/uploads/2017/05/image-58.jpeg)
Nomeado para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em março deste ano, o ex-prefeito Luiz Gonzaga, vulgo Luizinho, já fez mais que antigo secretário e atual vice-prefeito, Auri Simplício, nos quase quatro anos em que ele esteve a frente dessa Secretaria.
Na manhã de hoje (30), numa audiência pública realizada na Câmara Municipal de Macaíba, Luizinho reuniu os políticos locais, empresários e secretários municipais para debater às potencialidades de desenvolvimento econômico de Macaíba, mais especificamente a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o Distrito Industrial. Já o vice-prefeito Auri Simplício, quando foi secretário de Desenvolvimento Econômico, nunca promoveu, sequer, uma palestra.
Em vista disso, apesar do argumento de que a audiência pública de hoje não resulte em ações concretas, ao menos a curto prazo, o ex-prefeito Luizinho está de parabéns, pois demonstrou que está disposto a trabalhar pelo município, e que não irá se acomodar pelo fato de hoje fazer parte do governo.
O debate sobre o desenvolvimento econômico de Macaíba foi uma das bandeiras que levantei quando fui colunista do blogue Cidadão Macaibense. É preciso sair do argumento governista de que a vinda de loja A ou supermercado B é a prova de que Macaíba está se desenvolvendo, quando, muito provavelmente, esses empreendimentos são um fenômeno natural do mercado, que sempre procura se expandir.
Dito com outras palavras: pelo fato de, dentre outras coisas, Macaíba ter uma vocação muito forte para o comércio, os empresários decidem investir aqui. Trata-se, portanto, de uma decisão unilateral dos empresários e não algo que foi planejado pela prefeitura, seja no governo de Fernando, seja no governo de Marília. A última vez que um plano de desenvolvimento econômico foi elaborado pela prefeitura, o prefeito era Luizinho e o grande legado de sua gestão foi o Distrito Industrial.
Lázaro