Campanha para ajudar Iris Silva
Em um texto publicado numa rede social, a jovem Silvana Santos, moradora de Traíras, pediu ajuda para o tratamento de saúde de sua irmã, Iris Silva, 16 anos, diagnosticada com uma doença rara chamada Tuberculose Ganglionar e com um cisto na tireoide. Silvana contou que está realizando eventos com o objetivo de arrecadar dinheiro para tratamento de saúde de sua irmã, devido as condições financeiras de sua família.
“Realizamos um bingo com a ajuda de comerciantes e amigos, outra amiga está organizando um para o dia 2 de Junho e eu estou organizando outro para o dia 7 de Julho. Somos de família humilde. Meu pai é agricultor e minha mãe do lar. Não está fácil, pois são muitas necessidades. Alguns exames até conseguimos pelo SUS, mas outros só esperar em Deus”, escreveu.
Além disso, Silvana gravou um vídeo no qual ela falou sobre o estado de saúde de sua irmã e também sobre a falta de recursos de sua família para arcar com os custos altíssimos do tratamento. Mais informações com Silvana pelo whatsapp 98700-5062. Qualquer ajuda poderá ser feita a partir dos seguintes dados bancários:
Sobre a Tuberculose Ganglionar
Segundo o pneumologista Gabriel Santiago, da Policlínica Granato, no Rio de Janeiro, a tuberculose ganglionar é bacteriana e acomete os gânglios linfáticos – também conhecidos como linfonodos.
Além do aumento dos gânglios com dor local, os sintomas normalmente estão associados aos da tuberculose pulmonar, como emagrecimento, febre e queda do estado geral. No entanto, diferentemente desse tipo mais comum da doença, ela não é transmitida de pessoa para pessoa.
O diagnóstico costuma se dar após o paciente ser examinado por apresentar dores no corpo, principalmente na região cervical, além de febre. Estresse e queda do sistema imunológico estão associados às causas da doença, informa o médico.
De acordo com ele, o tratamento inclui o uso de quatro antibióticos por um período de seis meses, além de um reforço na alimentação, e não apresenta sequelas. A tuberculose ganglionar é o tipo mais comum de tuberculose extrapulmonar, principalmente em adolescentes e jovens adultos.
Fonte: Blog da jornalista Claudia Novaes