Governo vai prorrogar até 1° de julho medidas de isolamento, decreto será publicado hoje
O Comitê Científico da Segurança de Estado de Saúde Pública do RN (Sesap) recomendou e o Governo do Rio Grande do Norte acatou a continuidade das medidas atuais de distanciamento social por mais uma semana, até o dia 1° de julho. A informação é do cientista Ricardo Valentim, membro do comitê, e do secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier, dada nesta terça-feira (23). “Avaliamos que ainda não é a hora de reabrir”, disse. A governadora Fátima Bezerra também se pronunciou através das redes sociais.
Segundo Valentim, os dois parâmetros utilizados foram de taxa de transmissibilidade(quantas pessoas são infectadas a partir de um infectado) e ocupação de leitos de UTI. “A taxa de transmissibilidade reduziu nas últimas semanas, de forma lenta e gradual, mas precisamos esperar o impacto disso no futuro, na ocupação de leitos. A ocupação de leitos permanece alta, por isso a nossa avaliação é que os parâmetros atuais não dá para reabrir”, disse Valentim.
De acordo com o secretário Carlos Eduardo Xavier, “o Governo do Estado sempre acompanhou as recomendações do comitê científico e, neste momento, vai seguir o mesmo protocolo. A gente prorroga o decreto por mais uma semana para continuar monitorando os leitos críticos e ter mais segurança para a retomada, utilizando o plano conjunto com o setor produtivo”, explicou o secretário.
Através das redes sociais, a governadora Fátima Bezerra afirmou que também já fez o comunicado ao setor produtivo e disse que respeitou, além da indicação do comitê científico, também a recomendação por parte dos ministérios públicos. “Estou prorrogando para o próximo dia primeiro a retomada gradual das nossas atividades econômicas”, disse a governadora.