Macaíba: blogueiros confundem doação da agricultura familiar com entrega da merenda escolar

Dois blogs da cidade criticaram de forma equivocada a doação realizada por uma cooperativa rural para estudantes das escolas municipais de Macaíba, nesta semana. Sem saberem do que estavam falando, os blogueiros confundiram a doação de alimentos da agricultura familiar com a entrega da merenda escolar aos estudantes. Uma confusão irresponsável.

Os 510 kits são oriundos de uma Lei Federal que, através do Ministério da Cidadania/CONAB e do Programa de Aquisição de Alimentos, compra os alimentos dos pequenos agricultores familiares para incentivar o comércio local. A cooperativa desses agricultores distribui os kits para famílias carentes através de órgãos parceiros, nesse caso, a secretaria de Educação de Macaíba.

Procurando do que reclamar

Os blogueiros de oposição fazem de tudo para reclamar da atual gestão. Além da confusão com a origem dos kits, eles criticaram o fato de que parte dos alimentos estava “verde” mesmo sabendo que, por se tratarem de alimentos orgânicos, irão amadurecer nos dias seguintes. Outra crítica foi um suposto uso político da doação, quando os próprios críticos, ex-cargos comissionados, são atores políticos da antiga gestão que estão perdidos após uma derrota histórica nas urnas municipais.

Os kits da merenda escolar

É importante esclarecer também que os kits entregues nesta semana não substituem os kits de merenda escolar, que serão entregues em breve. É uma prioridade do executivo municipal melhorar a qualidade e quantidade dos kits escolares neste ano, diferente da gestão passada que, durante a pandemia, entregou um kit com apenas cinco itens às famílias dos estudantes do município, o que virou motivo de chacota e indignação nas redes sociais.