Prefeitura pode fechar turma da EJA em Lagoa do Sítio I, denúncia aluno

Foto: Reprodução/Web

Revolta, indignação e desrespeito são as palavras dos estudantes da EJA da Escola Municipal Waldemar Diógenes, na comunidade de Lagoa do Sítio I. De acordo com um aluno que não quis se identificar, a Prefeitura de Macaíba está fechando a turma da noite, sob alegação de que a quantidade de alunos é insuficiente.

“E como ficam os alunos que só podem estudar nesse horário? Se a Prefeitura fechar a turma da EJA, seremos imensamente prejudicados. Eu, por exemplo, trabalho o dia todo, como irei estudar se a turma da noite for fechada?”, afirmou.

Ainda segundo o aluno, essa turma funcionava no distrito de Traíras, mas há cerca de três anos a ex-secretária de Educação, Márcia Portela, transferiu para Lagoa do Sítio I. De acordo com ele, os alunos estão revoltados com essa decisão do atual secretário, pois, de acordo com ele, a Prefeitura não pode deixar os alunos sem o direito à educação.

 “Como pode a gente que trabalha o dia todo ficar sem estudar. E o nosso direito à Educação, como fica? A Prefeitura diz que não vai fechar a turma da noite, mas fechou várias turmas da EJA em outros lugares no mesmo turno. Aí fica difícil acreditar”, declarou.

Procurado pela redação do Macaíba News, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou que a “turma da EJA não será fechada em Lagoa do Sítio e que as matrículas estão sendo feitas e espera-se que o número mínimo de alunos seja atingido”. Ao ser questionado sobre o que aconteceria com a turma caso o número mínimo de alunos não fosse atingido, assessoria deu seguinte reposta:

Caso o número mínimo exigido por lei para a EJA não seja atingido, todas as medidas que a administração puder fazer, de acordo com a legislação vigente, para que os alunos continuem os estudos serão avaliadas. A intenção é que eles continuem os estudos. No momento, ainda estão sendo feitas as matrículas para as turmas.