Vitória da Democracia na Câmara Municipal de Macaíba

Fachada do Palácio Alfredo Mesquita, sede da Câmara Municipal de Macaíba (Foto: Reprodução/Macaíba News)

A Câmara Municipal de Macaíba, mais conhecida como a Casa do Povo, foi palco de cenas vergonhosas protagonizadas pelo vereador Antônio França, que deixou o poder o subir a sua cabeça e se autoproclamou Presidente da Casa, sem a fazer a eleição que ele mesmo convocou.

Ele tentou de tudo: atrasou a sessão por 2h, discursou sobre temas aleatórios, usou o autoritarismo, enrolou de tudo quanto foi jeito para no final se autodeclarar presidente baseado num parecer totalmente ilegítimo, que não foi colocado em votação no Plenário da Câmara.

Aqui chama atenção um fato importante: Porque o vereador Antônio França não colocou o parecer em votação, como determina todo e qualquer Regimento Interno de um poder colegiado?

Na ganância pelo poder, o vereador Antônio França, sequer, deixou os demais vereadores usarem a palavra. Ele simplesmente abandonou a sessão, deixando a cadeira do presidente vaga, desrespeitando e envergonhando não apenas o Poder Legislativo, mas toda a população macaibense.

Após isso, a vereadora Socorro Nogueira assumiu legitimamente o cargo de Presidente Interina e, orientada pelo procurador da Câmara, Dr. Alexsandro Mazurkiewisk, convocou uma nova eleição, que resultou na eleição da vereadora Dadaia Ribeiro por maioria absoluta dos votos.

Vale destacar o papel importante que a vereadora Socorro teve ao cumprir o Regimento Interno da Câmara até o fim, demonstrando sua nobreza como representante do povo e sua honrades e compromisso com o que o certo.

Papel especial também desempenhou o vereador Igor Targino, que, mesmo não fazendo parte do grupo político da vereadora Dadaia, não permitiu que o vereador Antônio França e seu grupo político passassem por cima do Regimento Interno da Câmara.

Aos insatisfeitos com a decisão soberana do Plenário da Câmara Municipal de Macaíba, sugiro que procurem a Justiça, pois a única presidente legitimamente eleita se chama: Marijara Luz Ribeiro Chaves.

Parabéns, Dadaia!!!