Emparn: chuvas devem continuar nos próximos dias em todas as regiões do Estado
A previsão do tempo para os próximos dias é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões do estado. É o que aponta o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O estado registrou chuvas acima de 100 milímetros (mm) em diversos municípios, das 9h15 do sábado (8) até o mesmo horário de domingo (9). É o caso do município de Canguaretama que registrou maior volume do período, com 127mm, seguido por Vila Flor com 110mm e Baia Formosa com 104mm. Na capital potiguar choveu 45.9mm. No total, 81 postos registraram ocorrência de chuvas.
Segundo o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, o Rio Grande do Norte se encontra no período chuvoso devido a Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) sobre o Nordeste do Brasil, até o mês de maio. “As chuvas devem continuar nos próximos dias com mais regularidade em todas as regiões do Estado”, ressaltou Bristot. O Sistema de Monitoramento da Emparn pode ser acessado por meio dos seguintes endereços: emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.
Em decorrência das chuvas intensas que atingiram todo o estado durante a noite desse sábado e madrugada deste domingo (09), foram registrados danos em alguns municípios e rodovias estaduais. O Governo do Estado está atuando nos municípios atingidos pelas fortes chuvas desse final de semana:
Defesa Civil
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RN está com equipes de plantão e em permanente contato com as prefeituras, através das coordenadorias municipais, nas áreas com registro de algum evento adverso.
A Defesa Civil do RN reitera o alerta às populações que adotem todos os cuidados quanto à utilização das áreas de açudes, barragens ou rios com objetivo de evitar acidentes e tragédias, visto que é bastante comum o uso dessas áreas para o lazer nesta época do ano. Em caso de emergência devem acionar as autoridades através do 190 e 193.