Macaíba: Prefeitura não renovou contrato para realização de exames de mamografia com clínica particular
Em contato com a redação do Macaíba News, uma senhora informou que a clínica Edivaldo Guimarães, mais conhecida como “clínica de dr. Edivaldo”, não estava mais realizando exames de mamografias encaminhados pela Prefeitura de Macaíba. Segundo ela, seu exame foi autorizado desde 21 de dezembro de 2017.
“Ao chegar na clínica para fazer o meu exame de mamografia, fui informada que o contrato com a Prefeitura estava suspenso e sem previsão para renovar. Agora, estou sem saber o que fazer, pois preciso fazer esse exame com urgência e não tenho como pagar”, afirmou.
Em contato com a Secretaria de Saúde, fomos informados que esse problema está ocorrendo porque o contrato com clínica Edivaldo Guimarães encerrou-se em 31 de dezembro de 2016. Ou seja, por não haver contrato, a clínica não poderia emitir nota fiscal em nome da Prefeitura de Macaíba.
Ainda segundo informações da Secretaria, a Chamada Pública visando o cadastramento de empresas interessadas em realizarem Exames de Mamografia, foi publicada no Boletim Oficial do Município do dia 3 de março, e que, provavelmente, o contrato deverá ser renovado no próximo mês (abril).
A mamografia nada mais é que um exame de imagem, podendo ser compreendida como um Raio X das mamas. Tratasse de um exame de extrema importância para as mulheres, pois é considerado padrão ouro para detecção precoce do câncer de mama que, segundo reportagem veiculada pelo Fantástico, é a doença que mais mata mulheres no Brasil.
Em Macaíba, apenas a clínica de Edivaldo Guimarães possui o equipamento necessário para a realização desse exame. Mas poderia ser diferente, caso o Centro de Diagnose, construído na gestão da ex-prefeita Marília Dias, estivesse funcionando. Infelizmente, o prédio onde deveria está funcionando o Centro de Diagnose encontrasse abandonado pela atual gestão, desde o mandato passado, conforme matéria publicada, em outubro de 2015, pelo blogue Diário de Macaíba: O descaso da prefeitura é total com a saúde do município de Macaíba!
Diante da importância desse exame para a preservação da vida de todas as mulheres macaibenses, a redação do Macaíba News gostaria de fazer a seguinte pergunta:
Por que a Chamada Pública para cadastrar as empresas interessadas na prestação desse serviço foi publicada só agora, e não no início do ano, como deveria ter sido feito?
Nota: Através do e-mail, realizamos contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Macaíba (Assecom-PMM), a fim de obtermos informações sobre a situação do Centro de Diagnose do município. Mas, infelizmente, até o fechamento desta matéria, nosso e-mail não foi respondido.
1 comentário